27-07-2017

Sistema de Conformidade da Odebrecht Óleo e Gás já treinou mais de 3,5 mil colaboradores em programa contra corrupção

Rio de Janeiro, 27 de julho de 2017 – A Odebrecht Óleo e Gás (OOG) concluiu o treinamento de mais de 3,5 mil colaboradores para disseminação do novo Sistema de Conformidade da empresa. Esta é apenas uma das fases do treinamento previsto para 2017. Além disso, mais de mil fornecedores estão passando por uma avaliação de riscos para garantir que estarão de acordo com as regras de conformidade da OOG.

O Sistema de Conformidade da Odebrecht Óleo e Gás foi reforçado em 2016, com a contratação de Nir Lander para o cargo de Chief Compliance Officer (CCO). Ele é ligado ao Conselho de Administração da OOG, que conta com membros independentes, seguindo as melhores práticas de governança existente no mercado. Essa estrutura garante ao CCO independência para investigar qualquer colaborador da companhia. A partir desta mudança, diversas medidas de compliance ganharam velocidade para acelerar sua implantação, como a elaboração de políticas, diretrizes e procedimentos para que todos os colaboradores, parceiros e fornecedores se enquadrassem no novo sistema.

“Posso assegurar que temos o patrocínio e apoio necessários da alta direção da empresa para implantação de todas as medidas do Sistema de Conformidade. O tema é prioritário e faz parte da agenda central do negócio e as recentes entregas provam isso na prática”, explica Nir Lander, CCO da empresa.

As sete normas do Sistema de Conformidade publicadas até o momento tratam de medidas anticorrupção que vão desde regras para relacionamento com agentes públicos, oferta e recebimento de brindes, presentes, entretenimento e hospitalidades, até um código de conduta para fornecedores. Pelas novas orientações, fica proibido ao integrante da OOG, por exemplo, dar ou receber qualquer presente de agentes públicos. As reuniões com estes agentes também devem sempre ser realizadas com a presença de pelo menos dois integrantes da OOG e com registro no sistema da empresa. Já os fornecedores passarão por um processo denominado Due Dilligence prévio à contratação do serviço, visando minimizar riscos de corrupção e lavagem de dinheiro.

O atual Sistema de Conformidade conta também com um novo Canal Linha de Ética, um espaço exclusivo e confidencial para recebimento de denúncias – externas e internas - de atos que não condizem com normas internas e as leis vigentes. A ferramenta está disponível via internet e por telefone 0800, 24 horas por dia, e em dois idiomas – português e inglês.

O novo canal de denúncias da Odebrecht Óleo e Gás é operado por uma empresa terceirizada, independente e especializada, garantindo o sigilo absoluto e a não retaliação ao denunciante. Após uma breve análise, a operadora do Canal encaminha a denúncia diretamente para a área de Conformidade, que apura os fatos relatados em um processo totalmente sigiloso.

Composto por profissionais qualificados, alguns vindos do mercado, o setor de compliance da Odebrecht Óleo & Gás investirá, até o fim deste ano, aproximadamente R$ 4 milhões. O valor é o dobro do total aplicado em 2016. A robusta equipe multidisciplinar de profissionais que atua em conformidade é maior do que o recomendado pelo mercado, que considera como parâmetro um profissional de compliance para cada mil colaboradores. Além da equipe dedicada, estão sendo formados multiplicadores e “Agentes de Ética” em todos os setores da empresa, para acelerar a disseminação e esclarecimento de eventuais dúvidas relacionadas às novas orientações. Parte destas ações está disponível para consulta do público externo no site institucional da empresa (www.odebrechtoilgas.com/conformidade).

Sobre a Odebrecht Óleo e Gás

A Organização Odebrecht atua como prestadora de serviços para a indústria de petróleo brasileira desde 1953. Em 1979, começou a atuar em perfuração offshore, sendo a primeira empresa privada nacional a prestar este tipo de serviço no Brasil. Na década de 90, expandiu sua atuação para o exterior, incluindo o Mar do Norte, com foco na prestação de serviços e operação de FPSO. Em 2006, concentrou seus investimentos em petróleo e gás em uma nova empresa, a Odebrecht Óleo e Gás. De origem brasileira e com atuação no Brasil e no exterior, a Odebrecht Óleo e Gás é capaz de prover soluções integradas para a indústria de óleo e gás upstream tanto na fase de investimentos quanto nas operações, nos segmentos de Perfuração Offshore, Construção Submarina, Produção Offshore e Manutenção e Serviços Offshore. Tem na segurança de seus integrantes e de suas operações seu principal valor, além do uso de inovações tecnológicas, do compromisso com a preservação do meio ambiente e com sua excelência operacional.

CDN Comunicação

Luar Morena Monteiro – 21-3626-3704