01-09-2017

Estudantes de Macaé participam da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Robôs inteligentes, criados por jovens alunos de escolas públicas e privadas para resgatar vítimas em locais de difícil acesso e sem intervenção humana serão apresentados e testados. Competição elegerá equipes para o torneio nacional

Rio de Janeiro, 1º de setembro – Seis equipes de estudantes de escolas públicas de Macaé participarão neste sábado (02/09) da etapa estadual/Rio da Olimpíada Brasileira de Robótica, que ocorrerá no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Benfica, das 8h às 18h. O evento será gratuito e aberto ao público. A competição vai selecionar jovens talentos para a disputa nacional que acontecerá no final deste ano.

As seis equipes - 24 alunos dos ensinos fundamental e médio – fazem parte do Inovar e Aprender, projeto de iniciação à robótica e educação tecnológica da Secretaria Municipal de Educação de Macaé (SEMED), desenvolvido em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia e UFRJ com o apoio da Odebrecht Óleo e Gás (OOG).

Cerca de 200 estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas do estado se reunirão na cidade do Rio de Janeiro neste fim de semana para a competição, que envolve tecnologia, talento e inovação. O desafio dos jovens será apresentar robôs inteligentes que devem ser capazes de resgatar vítimas de acidentes ocorridos em locais de difícil acesso, sem o uso de controle remoto ou qualquer intervenção humana. Os robôs precisam cumprir todo o percurso e superar diversas dificuldades decorrentes do caminho sem conhecer previamente o cenário da prova.

“Tanto o programa Inovar e Aprender quanto esta Olimpíada são oportunidades de formar jovens pensando em um futuro educacional e profissional melhor e um caminho para começar cedo a integração com o mercado de trabalho. Os alunos não aprendem apenas teoria, mas técnicas que mostram, desde a escola, a importância do trabalho em equipe, além de estimulá-los a organizar e dividir tarefas, superar desafios e solucionar problemas”, afirma Jocelina Valle, responsável pelas ações de responsabilidade social da Odebrecht Óleo e Gás.

Os alunos apresentarão aos juízes robôs montados e programados por eles próprios, que percorrerão todos os desafios propostos mostrarão a capacidade de socorro às vítimas. Entre os desafios, estarão obstáculos que impedirão o avanço dos robôs; gaps que simulam falhas no percurso e no trajeto do robô para resgatar uma vítima; e redutores de velocidade, que imitam um terreno hostil e acidentado.

Durante todo o ano, na fase de preparação, os alunos que participam da competição elaboraram robôs construídos a partir de kits de montagem, como Lego MindStorm ou mesmo arduíno (placa utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica que torna a robótica mais acessível a todos) com drivers, motores, sensores e outras peças. Os robôs possuem comportamento autônomo e têm como tarefa motivacional salvar vítimas de algum acidente.

“Este encontro estimula a troca de ideias para criar soluções que podem ser aplicadas na indústria, impulsionando o jovem para o desenvolvimento científico e tecnológico por meio da construção de protótipos e programação. Os estudantes apresentam suas pesquisas e criações robóticas em um ambiente onde cidadania, tecnologia, inovação, educação e trabalho em equipe caminham juntos”, pontua Marcelo Dias, coordenador de segurança do trabalho da área de Manutenção e Serviços Offshore da OOG e voluntário do programa.

Evento: Olimpíada Brasileira de Robótica – Etapa Estadual Rio de Janeiro

Local: SENAI, de Benfica/RJ

Endereço: Praça Natividade Saldanha, 19 – Benfica/RJ

Data: 02/09/2017 (Sábado)

Hora: 8h às 18h

Entrada: Gratuita

Sobre a Odebrecht Óleo e Gás

A Organização Odebrecht atua como prestadora de serviços para a indústria de petróleo brasileira desde 1953. Em 1979, começou a atuar em perfuração offshore, sendo a primeira empresa privada nacional a prestar este tipo de serviço no Brasil. Na década de 90, expandiu sua atuação para o exterior, incluindo o Mar do Norte, com foco na prestação de serviços e operação de FPSO. Em 2006, concentrou seus investimentos em petróleo e gás em uma nova empresa, a Odebrecht Óleo e Gás. De origem brasileira e com atuação no Brasil e no exterior, a Odebrecht Óleo e Gás é capaz de prover soluções integradas para a indústria de óleo e gás upstream tanto na fase de investimentos quanto nas operações, nos segmentos de Perfuração Offshore, Construção Submarina, Produção Offshore e Manutenção e Serviços Offshore. Tem na segurança de seus integrantes e de suas operações seu principal valor, além do uso de inovações tecnológicas, do compromisso com a preservação do meio ambiente e com sua excelência operacional. Mais informações no site: www.odebrechtoilgas.com.

CDN Comunicação

Luar Morena Monteiro – 21-3626-3704