02-09-2017

Olimpíada desafia estudantes do Rio a construir robôs para resgatar vítimas de acidentes

EBC - Neste sábado (2), 200 estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares do estado do Rio se reúnem na capital fluminense para um desafio tecnológico.

Eles vão precisar construir robôs inteligentes que devem ser capazes de resgatar vítimas de acidentes ocorridos em locais de difícil acesso, sem o uso de controle remoto ou qualquer intervenção humana.

A prova faz parte da etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, que acontece no Senai, em Benfica, na zona norte do Rio, entre às 8h e às 18h deste sábado.

Os alunos apresentarão aos juízes robôs montados e programados por eles próprios, que devem percorrer todos os desafios propostos e mostrar a capacidade de socorro às vítimas.

Entre os participantes, estão seis equipes, formadas por 24 alunos, estudantes de escolas públicas de Macaé e fazem parte de um projeto de iniciação à robótica e educação tecnológica da Secretaria Municipal de Educação de Macaé, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio da empresa Odebrecht Óleo e Gás.

Os que fizerem a prova em menor tempo vão estar credenciados para a etapa nacional da Olimpíada, prevista para o final deste ano.

O evento é gratuito e aberto ao público.

Segundo os organizadores do torneio, a intenção é que os robôs criados pelos jovens possam chamar atenção das empresas e sejam aplicados no mercado.

Fonte: EBC